Acne
-
A acne está relacionada a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. O início da acne é mais frequente durante a adolescência e está associado ao aumento da atividade das glândulas sebáceas com maior produção de sebo por influência dos hormônios nesse período. No processo também estão envolvidas bactérias presentes na pele. Apesar de ser mais comum na adolescência, pode surgir também na idade adulta.
-
A apresentação clínica inclui quadros leves não inflamatórios com presença de comedões (cravos) e quadros inflamatórios com presença de pápulas (lesões arredondadas vermelhas), pústulas (lesões com pus), nódulos e cicatrizes.
-
O tratamento dependerá da apresentação clínica da acne. Desde tratamentos tópicos (cremes, géis e sabonetes) nos quadros mais leves até tratamento sistêmico com antibióticos e inclusive retinoides como a isotretinoína nos casos mais inflamatórios. É importante salientar que o tratamento é individualizado segundo o contexto de cada paciente e vários fatores são considerados antes de iniciar o tratamento oral. Deve-se evitar a manipulação das lesões de acne, pois pode agravar a inflamação e piorar a cicatrização.